sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Notas e Justificativas do desfile 2009

Eis as justificativas recebidas pela GRESV Bambas Sambario, referentes ao desfile de 2009, de enredo "Bezerra da Silva - Um Produto do Morro prova e comprova sua Versatilidade":

ENREDO - JULGADOR JOÃO MARCOS (NOTA DEZ)

ALEGORIAS - JULGADOR LUÍS BUTTI (NOTA 9,6)
- Abre-Alas de extremo bom gosto, mas desproporcional no tamanho (muito "fino" em relação aos demais carros e até em relação a avenida). (- 0,1)
- A escala cromática do abre-alas é um primor, lembrando uma favela real, mas algumas casas estão mal aplicadas na parte traseira do carro. (- 0,2).
- Centro do Carro 3 não acompanha a estética do restante da alegoria, destoando a plástica. Nada que comprometa muito a qualidade alegórica, visto que o carro retrata fielmente uma capa de um álbum (- 0,1)

SAMBA-ENREDO - JULGADOR RODRIGO RAPOSA (NOTA 9,2)
- Apesar de bem humorado, algo difícil nesses dias de sambas padronizados e técnicos, este samba peca ao repetir-se, citando duas vezes certas obras do artista, como "É Cocada Boa" (-0,1) e "Vou Apertar..." (-0,1), enquanto outras como "Mandei Minha Nêga pro Inferno" não aparecem (-0,1).
- O verso "Tem piranha pra valer", além de desencaixado melodicamente, está "largado" também coesivamente no samba (Tem piranha aonde? Para quem? Por quê?) (-0,3).
- O samba se contradiz no penúltimo verso da segunda parte ("Sair de pinote, ser malandro é isso aí") - desde quando fugir (de acordo com o "dicionário de malandrez" oferecido pela agremiação) é atitude de malandro? (-0,2)

CONJUNTO - JULGADOR THÉO VÁLTER KNETIG (NOTA 9,2)
(-0,2) Por apresentar 7 elementos de desfile entre o carro 2 e o tripé e apenas 4 entre o carro 1 e o 2 e o tripé e o carro 3 causando assim um desequilíbrio no conjunto visual da escola.
(-0,2) O tripé não possui chão, ele está voando na avenida? Se não, ao menos parece e isso atrapalha o conjunto.
(-0,2) As alas 3, 8 e 14 possuem costeiros irreais e a Ala 9 possui um adereço difícil de carregar e que prejudica o conjunto visual.
(-0,2) O adereço na ala 10 representando o politico não possui o mesmo nível artístico da ala o que causa uma pequena quebra na uniformidade artística daquele ponto do desfile e a ala 13 causa outra pequena quebra, pois apesar da boa idéia a concepção não mantém a mesma qualidade das demais alas do setor.

FANTASIAS - JULGADOR WILLIAN TADEU (NOTA 8,8)
- Não compreendi a idéia da comissão de frente... faltou uma descrição explicando a proposta, afinal não é de fácil identificação (-0,1).
- Soluções óbvias nas alas 1 e 7 (-0,2), sendo especialmente lamentável na ala 1, que permitia algo criativo que se adequasse mais à estética do restante do desfile. Na ala 6, ocorre o mesmo, não sendo cumprida a promessa de representar o samba (pompons não representam o samba!) (-0,1)
- Não compreendi a concepção da ala 9 (-0,1).
- Alas 11 e 12 apresentaram pobreza em concepção (-0,1) e tratamento (-0,2). Que diabos é essa ala 13? (-0,2).
- Escola abusou dos marrons e cinzas, com alguns momentos de monotonia e apagamento cromático (-0,2).
- Desfile brilhante e emocionante pela harmonia conceitual. Se a escola subir, precisa rever muitas coisas caso queira se manter na LIESV. 8,8.

A GRESV Bambas Sambario recebeu, após os desfiles, dois prêmios Estandarte de Cromo do blog Interatividade LIESV: melhor enredo e melhor samba do Grupo de Avaliação (CAESV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário