domingo, 15 de setembro de 2013

Enredo 2014: Abílio Martins - O Cigano do Samba

A Bambas Sambario já havia anunciado o tema do seu enredo para 2014 no dia 15 de dezembro do ano passado e agora confirmou que irá mesmo homenagear o intérprete Abílio Martins. O Enredo "Abílio Martins - O Cigano do Samba" é de autoria de Marco Maciel e será desenvolvido pelo carnavalesco Marco Aurélio Assunção. A sinopse será divulgada no dia 24 de novembro, data em que se completa 20 anos da morte de Abílio Martins.


O presidente Marco Maciel, fã declarado do cantor, morto em 1993, justifica a escolha alegando querer tirá-lo do esquecimento junto aos bambas. "A voz de Abílio era de outro mundo. Sem dúvida, um dos mais belos timbres não só do samba, mas de toda a nossa música. É uma lástima que ele não seja mais lembrado pelo público", afirma. Quanto ao lançamento na data dos 20 anos do falecimento do cantor, Maciel explica que essa iniciativa faz parte da grandehomenagem que a Bambas Sambario fará à Abílio Martins.
Abílio Martins iniciou sua carreira no Império Serrano nos anos 50, sendo parceiro de Mano Décio da Viola. No Carnaval, sua principal característica foi a passagem por diversas escolas de samba, nunca parando numa, defendendo agremiações como Unidos de Lucas, Lins Imperial, Imperatriz Leopoldinense, Unidos de São Carlos (atual Estácio de Sá) e Arranco, além do próprio Império. Nos anos 70, realizou diversos e preciosos registros fonográficos de antigos sambas-enredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário