domingo, 16 de dezembro de 2012

Abílio Martins será o enredo da Bambas Sambario em 2014


A GRESV Bambas Sambario, numa iniciativa ousada e inédita no Carnaval Virtual, definiu seu enredo visando os desfiles da LIESV de 2014. Ainda sem título, a escola do Grupo de Acesso cantará na Passarela Virtual João Jorge Trinta a vida e trajetória do compositor e intérprete Abílio Martins (foto).

O presidente Marco Maciel, fã declarado do cantor morto em 1993, justifica a escolha alegando querer tirá-lo do esquecimento junto aos bambas. "A voz de Abílio era de outro mundo. Sem dúvida, um dos mais belos timbres não só do samba, mas de toda a nossa música. É uma lástima que ele não seja mais lembrado pelo público. Independente do grupo que estivermos em 2014, a estrela da Bambas será Abílio Martins", afirma, acrescentando que já deu início à pesquisa do enredo, juntamente com outros colaboradores.

Abílio Martins iniciou sua carreira no Império Serrano nos anos 50, sendo parceiro de Mano Décio da Viola. No Carnaval, sua principal característica foi a passagem por diversas escolas de samba, nunca parando numa, defendendo agremiações como Unidos de Lucas, Lins Imperial, Imperatriz Leopoldinense, Unidos de São Carlos (atual Estácio de Sá) e Arranco, além do próprio Império. Nos anos 70, realizou diversos e preciosos registros fonográficos de antigos sambas-enredo.

A ideia de Marco Maciel é lançar a sinopse em 24 de novembro de 2013. "É a data em que se completará 20 anos de sua morte. Em 2011, fizemos um expediente semelhante com Agepê, quando seu enredo foi apresentado exatamente no dia dos 15 anos de sua partida", lembra o mandatário, que explica a antecipação da divulgação do enredo. "Quero de antemão deixar o Abílio Martins desde já no imaginário do sambista e dos integrantes do Carnaval Virtual da LIESV".

Em 2013, a Bambas Sambario homenageará o maratonista etíope e bicampeão olímpico Abebe Bikila com o enredo "Pés Descalços - Uma Epopeia Dourada". Veja a sinopse e saiba como participar da disputa de samba no post abaixo. O prazo de recebimento das composições expira em 5 de janeiro.

Retirado da matéria original: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário