sábado, 24 de julho de 2010

É hoje, Brasil!

Chegou a hora! A tão sonhada estreia da GRESV Bambas Sambario no Grupo de Acesso da LIESV acontecerá na noite deste sábado (24/7), na Passarela Virtual João Jorge Trinta.

A Bambas em seu desfile fará uma homenagem a década de 90, contando em forma de fantasia seus acontecimentos mais relevantes e o que foi moda no decênio. O título do enredo é "Não tem pra Ninguém, a Bambas 90 é Nota 100!" e o carnavalesco é Luís Butti. O samba-enredo, de autoria de Rodrigo Raposa, será cantado na avenida virtual pelo presidente Marco Maciel.

Os desfiles estão previstos para se iniciar às 20h (horário de Brasília) no www.liesv.com.br. A transmissão será realizada pela Rádio LIESV, acessível também no site oficial da LIESV ou no www.sambariocarnaval.com. A Bambas Sambario será a sexta escola a entrar na passarela. Desfilarão, pela ordem, Colibris, Raízes, Pavão de Osasco, Camarões dos Pampas, Gaviões Imperiais, Bambas Sambario e Tigres de Niterói.

Vamos lá, Bambas Sambario! Vamos adentrar a Passarela Virtual João Jorge Trinta pra fazer bonito!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Relembrando o desfile de 2009 - Parte 3


ALA 3 - DANDO MOLE PRA KOJAK

“Kojak” é uma gíria do morro pra identificar a polícia, também popularmente conhecida como “cana-dura” ou “bicho”. A ala representa o uniforme da polícia do Rio nos anos 50, época em que Bezerra mendigou, cuja cor era marrom. Bezerra, nos tempos mais difíceis, foi constantemente preso, sempre de forma injusta. Era discriminado pelos policiais devido à sua condição social. Mas um de seus maiores orgulhos era sua folha penal possuir um “nada consta”. Ou seja, Bezerra da Silva nunca deu mole pra Kojak.


ALA 4 (BAIANAS) - SÓ BATO CABEÇA PRA VOVÓ

“Bater cabeça”, na gíria umbandista, é reverenciar. A vovó é representada na figura de dona Iracema. Graças a uma mandinga dela, no terreiro Caboclo Junco Verde, Bezerra livrou-se de uma praga que haviam lhe rogado anos antes, o que o fez sofrer dissabores por sete anos. Incorporada como Vovó Henriqueta, a preta velha mostrou, num copo d’água, o rosto de uma mulher que ele havia magoado e que teria feito um trabalho contra Bezerra. Além disso, um Exu que ele teria desacatado também resolveu se vingar. Por isso, sua única saída seria botar roupa branca, fazer caridade, se converter à Umbanda e seguir carreira musical. Desde então, Bezerra da Silva sempre “bateu cabeça pra vovó”. Na barra da saia, os Exus e todos os tipos de pragas estão representados.

CARRO 2 - MEU PAI É GENERAL DE UMBANDA

O então mendigo encontrou na Umbanda a sua salvação, se convertendo à religião, que serviu de impulso para um restante de vida muito bem sucedido. Dona Iracema encaminhou Bezerra para um terreiro na Gávea, chefiado por seu Ogum, o Caboclo Rompe Mato. Lá ficou por quatro anos, tornando-se médium. Além de só bater cabeça pra vovó, era essencial também ficar “zero a zero com o vovô”, ou seja, não possuir nenhum tipo de dívida com ele. Não é a toa que Bezerra, em um de seus sambas, brada o seguinte: “Meu pai é General de Umbanda / assim é seu grito de guerra / se Ogum perder a demanda / nunca mais desce na terra / e em seguida ainda disse / que filho de Umbanda não cai”.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Relembrando o desfile de 2009 - Parte 2


ABRE-ALAS - AQUELES MORROS

Ao chegar no Rio de Janeiro, José se tornaria Bezerra, para se distinguir de tantos josés da silva vindos do Nordeste. A alegoria representa todos os morros e favelas da capital carioca, sempre defendidos e exaltados por Bezerra em seus sambas. Nos bares, conheceu o samba de partido alto. Bezerra também tinha a vocação para ser intérprete de compositores desconhecidos. Para formar seu repertório, ia nos morros e favelas cariocas para gravar os sambas cantados nas tendas e biroscas. Com essa prática, ampliava sua rede de relações, ganhava respeitabilidade ao promover os compositores locais e formava um público independente da mídia. Por conta disso, se autoproclamava intérprete dos “verdadeiros poetas”: os cronistas da sociedade. Aparece com destaque no carro a imagem triunfal de Bezerra da Silva com um cavaco que simboliza o samba, gênero pelo qual esse grande brasileiro se consagrou e que até hoje motiva reverências à sua imagem.

A seguir, a primeira parte do abre-alas e a caricatura de Bezerra da Silva.


ALA 2 - O PREÇO DA GLÓRIA

O nome da ala é inspirado no título de um samba autobiográfico gravado por Bezerra da Silva em 1983. Após se desencantar com seu pai, passou a trabalhar como pedreiro na construção civil e como instrumentista em uma emissora de rádio. Quando ficou desempregado, penou por sete anos na metafórica rua da amargura, vagando pelas ruas como mendigo, esfarrapado, sem ter onde morar e nem o que comer. Na letra do samba “O Preço da Glória”, Bezerra canta que o preço da glória foi doloroso e cruel, pois “comeu o pão que o diabo amassou e em seguida uma taça de fel”.

Eis a fantasia da ala 2, sem pintura!


















CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA - SOU DO MORRO DO GALO

Bezerra da Silva se instalou no Morro do Cantagalo, popularmente conhecido como o Morro do Galo, que também seria sempre exaltado em seus sambas. O Cantagalo é sua referência de identidade no Rio, pois viveu lá por 20 anos. Os chapéus do mestre-sala e da porta-bandeira são ornamentados por “galos”. Já a saia da porta-bandeira reproduz o morro.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Relembrando o desfile de 2009 - Parte 1

A Bambas Sambario realizou a entrega de seu material audiovisual na madrugada do último sábado pra domingo, após a guerreira jornada do carnavalesco Luís Butti, que finalizou os desenhos num curto espaço de cinco dias em virtude do abandono de um carnavalesco. A gravação do áudio "ao vivo" do samba-enredo também já foi enviada para a diretoria da LIESV.

Para celebrar, o blog da escola inaugura a partir de hoje uma série que relembrará as fantasias usadas por nossa agremiação em 2009, no desfile que proporcionou nosso acesso à LIESV, juntamente com a descrição das mesmas. E com direito aos esboços e rascunhos de autoria do nosso carnavalesco e fundador Leonardo Moreira. O enredo é "Bezerra da Silva - Um Produto do Morro Prova e Comprova sua Versatilidade"

COMISSÃO DE FRENTE - TEM ZABUMBA EM RECIFE

José Bezerra da Silva nasceu em Recife, no ano de 1927. Durante a gravidez de sua mãe, seu pai, que pertencia à Marinha Mercante, abandonou a família pra morar no Rio de Janeiro. Em sua infância na capital pernambucana, sua maior diversão era tocar zabumba, tambor característico em todos os ritmos nordestinos, entre eles o “coco”, gênero do qual se auto-intitularia “rei” anos mais tarde. Porém, a prática musical era proibida por sua conservadora família, com quem tinha seguidos conflitos.

ALA 1 - NO PORÃO DE UM NAVIO, A CHEGADA AO RIO

Após se desencantar com a Marinha Mercante, onde se alistou para tentar seguir os passos do pai desconhecido, o adolescente José resolveu se encontrar com ele no Rio de Janeiro. Para isso, viajou clandestinamente, apenas com a roupa do corpo, escondido no porão de um navio repleto de sacos de açúcar, do Recife à capital carioca. Seria descoberto pela tripulação quatro dias depois da partida.

Abaixo, o esboço da fantasia da Ala 1, nos traços do popular Leo Bobeira.

Continua...

OBS: A Bambas Sambario irá adentrar a Passarela João Jorge Trinta pra fazer bonito na noite de 24 de julho, a partir das 20h, no www.liesv.com.br. A escola será a sexta a desfilar!

domingo, 4 de julho de 2010

Desabafo do carnavalesco Luís Butti

Salve rapazeada, é o seguinte

Acho que não é novidade pra ninguém o que aconteceu com a Bambas Sambario neste Carnaval.

Pra quem não tá sabendo ou ouviu por cima:

Começamos nosso Carnaval com o Barracão Suprasumo comigo, com o Etho, com o Thompson, Leo Moreira e Junior Cachorrão.

Por falta de tempo e demais compromissos, Etho e Leo não puderam seguir com a vontade e afinco que já conheço dos dois. O coitado do Thompson nunca havia mexido com Carnaval, além de que pra piorar, seu PC não ajudava nem um pouco. As fantasias ficaram então, a cargo do Junior Cachorrão, e eu, como previsto, nas alegorias.

O tempo passou, e nada das fantasias. Apesar de jurar que estavam prontas, Junior desapareceu. Até agora (o momento que escrevo isso) não deu as caras, nunca mais vi em MSN, Orkut , Twitter, E-mail ou telefone.

Faltavam cinco dias para a entrega. Já contando com o adiamento.

Faltava pra Bambas, "só" dois carros, dois tripés, vinte e cinco alas, três casais e alguns destaques de chão. Fora alas obrigatórias como CF e VG.

Eu nunca tinha feito uma fantasia na vida. Não sabia nem onde começar e não sei como terminei. Sabia sequer desenhar um boneco de palito ou uma peninha.

Mas minha palavra de homem, garantia ao meu amigo Maciel, que TUDO ESTARIA PRONTO NO TEMPO E COM QUALIDADE.

Sabe Jesus Cristo de onde eu fui tirar forças que não tinham, o fato é o seguinte: faltando um dia para a entrega, é com uma alegria do caralho que anuncio que a Bambas Sambario está 100% PRONTA E ENVIADA.

Pronta que eu digo, todas as alas, alegorias e adereços prontos, todos os destaques nas alegorias e Organograma. Faltando um dia. Tudo pronto. Tudo enviado.

Pronta, e diga-se de passagem, muito bem feito. Podem achar simples, mas trabalho porco, jamais.

Vamos piorar um pouco a situação ? Meu mouse estava acabando a pilha e eu estava SEM MOUSE. Faltavam umas 12, 13 alas e 2 carros. Metade do desfile da Bambas foram feitas NO DEDO e com MOUSE DANDO PAU.

Porém, assim como eu sempre fiz nas minhas obrigações no G.R.E.S.V. Imperatriz Paulista, eu havia dado a palavra ao Maciel. Com mouse ou sem mouse, precisava cumprir. e

E está cumprido com louvor. Diferente de muitos outros que eu sempre ouço falar e pouco fazer.

A Bambas Sambario me transformou. Eu nunca havia virado o jogo sozinho assim.

Hoje, eu só peço uma coisa: Pode ser até que a Bambas Sambario seja a lanterna do Acesso. Mas quando ela passar na avenida JJ30, eu sentirei uma emoção diferente, de tudo o que eu já passei no Carnaval Virtual E Real também. Se é melhor, pior, igual...não sei. E espero que a LIESV abrace a causa junto.

O fato é que a Sambario está aí. Linda, na garra, no sangue, quase literalmente. Na base do energético, amendoim, café, e se precisasse, até medicamentos pesados pra me fazer aguentar essa porrada. Quase passei mal quando o prazo ameaçava acabar e a pilha do mouse, idem. Mas, seguimos em frente.

Muito obrigado de coração a todos que deram força, aguentaram as exigências do Barracão Suprasumo e acreditaram.

O Suprasumo está 100% pronto. 100% pra te emocionar, fazer rir, chorar e lembrar.

Maciel, muito obrigado por confiar. Que Papai do Céu abençoe você e sua família.
Vocês são fantásticos.
O que a Bambas Sambario me proporcionou é base dos meus princípios, não de LIESViano, mas como pessoa.

E, adianto, desde já, que exceto for da vontade do Maciel em substituir, estou firme e forte no Barracão Suprasumo para os próximos anos. O laço que se criou neste episódio é MUITO FORTE pra acabar em um ou dois anos.

Vamos subir, Maciel !! Faremos o impossível.
Vai ser na garra e no sangue.

Se premiarem a idéia e a ousadia, tenho certeza absoluta que subiremos

"Não Tem Pra Ninguém, a Bambas 90 é Nota 100"

E bota 100 nisso !!

Obrigado Nossa Senhora Aparecida !
Muito Obrigado, Mamãe Iemanjá !

Luís Butti
Barracão Suprasumo - GRESV BAMBAS SAMBARIO