sábado, 1 de agosto de 2009

Marujo: "Já sou parte da Família Bambas Sambario"

O concurso dos sambas-enredo da GRESV Bambas Sambario mal havia se iniciado, quando recebemos o nosso segundo samba concorrente. O autor se identificou como... Marujo.

Para a nossa satisfação, tratava-se de um dos ditos "compositores de verdade" com quem Bezerra da Silva trabalhou durante toda sua carreira. É isso mesmo! A escola virtual mal havia sido fundada (há exatamente um ano) e já tinha um grande baluarte em sua ala de compositores. É de autoria de João de Abreu, o Marujo (E), a faixa-título do LP do sambista "Justiça Social", de 1987.

Na Bambas Sambario, sua obra foi a mais celebrada entre as 10 que concorreram, sendo bastante cultuada pelos membros da LIESV sobretudo por seu refrão "Me diz vovó, quem colocou a maizena no meu pó". Marujo sagraria-se campeão do concurso da escola, juntamente com a parceria formada por Imperial e Thiago Morganti.

Nessa entrevista ao nosso blog, Marujo fala sobre a parceria com o saudoso Bezerra da Silva, explica as impressões que teve sobre o desfile realizado pela Bambas Sambario em 2009 e revela se concorrerá novamente na nossa escola e também na Vila Isabel, sua agremiação favorita.

Você é compositor há quanto tempo? Cite alguns artistas que já gravaram canções de sua autoria.
Já passam de mais de quarenta anos minha labuta voltada para a inspiração. Gravei, além de Bezerra da Silva, com Dicró, Roberto Ribeiro, Toninho Gerais, As Gatas, Criolo Doido, Café e em alguns disco chamados antigamente de "pau-de-sebo".

Você é autor da faixa-título do LP de Bezerra da Silva "Justiça Social" (1987). Como foi atuar com Bezerra e como ele teve acesso ao seu trabalho?
Bezerra da Silva foi um dos poucos do meio artístico que sabia valorizar os compositores anônimos e, numa dessas reuniões de compositores em sua casa, levei uma fita cassete com duas músicas para apreciação. Ele ouviu, gostou e gravou uma delas. Começou ali minha relação profissional com o Bezerra. Quanto a ser escolhida para faixa-título, foi decisão da equipe de produção do disco.

Como você teve o conhecimento da proposta da Bambas Sambario de homenagear Bezerra da Silva, de maneira a você concorrer com o seu samba e obter a vitória juntamente com a parceria Imperial-Thiago Morganti?
Tomei conhecimento através do site Sambario/Carnaval. A formação da parceria foi uma dádiva divina, pois juntou-se três bons compositores voltados ao mesmo objetivo; criar um bom samba pra escola desfilar. A vitória foi consequência desse trabalho, isso sem desmerecer o trabalho dos demais concorrentes.

O que você achou do desfile da Bambas?
Como era o primeiro ano da escola, confesso que haviam sombras em minhas expectativas, mas assim que deu-se o início ao desfile da Bambas Sambario, em lugar de sombras vi com entusiasmo e brilhantismo o excelente trabalho, de forma perfeita realizado pela administração da escola que, merecidamente, conquistou o vice-campeonato.

Você pretende concorrer na Bambas Sambario em 2010?
Já me considero parte da "FAMÍLIA BAMBAS SAMBARIO" e, sempre que for possível, estarei disponivel aos interesses da escola, seja compondo ou em outra atividade qualquer, onde meus préstimos sejam necessários.

E no carnaval real? Você continuará concorrendo na Vila Isabel como nos anos anteriores?
Por problemas de saúde na família, estarei ausente na disputa de samba da minha querida Vila Isabel, mas tenho certeza que serão geradas pela ala de compositores excelentes obras, dignas do bom enredo que a escola apresentará no carnaval de 2010.

***************************

Um ano de alegrias... Parece que foi ontem aquela conversa decisiva, via Yahoo Messenger, com Leonardo Moreira em pleno desfile da hoje extinta GRESV Vizinha Fofoqueira, que na ocasião abria o Grupo Especial da LIESV no carnaval 2008.

Era o nascimento de uma história banhada não só em ouro, como também em vermelho e verde.

Mal estamos completando um ano, e olha nós aí: Grupo de Acesso da LIESV já em 2010.

FELIZ ANIVERSÁRIO, BAMBAS SAMBARIO!!!!!!!